terça-feira, 30 de março de 2010

Análise na Ginastica Rítmica


Hoje foi transmitida pela Rede Record a competição de ginástica rítmica, onde está acontecendo o Jogo Sul-Americano Medellín 2010.
O que primeiramente me chamou a atenção foi à beleza desse esporte de auto-rendimento com todo seu contexto, como as roupas, a maquiagem, os acessórios que fazem parte da apresentação e as músicas. Isso sempre foi algo que sempre admirei desde criança quando assisti esse tipo de competição através de televisão, pois infelizmente “ainda” não tive a oportunidade de ver pessoal a esse espetáculo.

Mas hoje não consigo somente admirar, após ter iniciado o curso de Educação Física, eu me apego aos detalhes e toda a corporeidade do atleta, ou seja, o que pode ter ocorrido em seu passado para hoje esta com vivenciando isso, seus aspectos biológicos e fisiológicos como aprendeu a técnicas entre outras coisas, ou seja, o seu conjunto.

Em especial observei a atleta Angélica Kvieczynski uma atleta brasileira com 18 anos que nasceu em Tonedo/PR e que nessa competição varias medalhas de ouro.





Qual a relação entre essa reportagem e a dança?

Nesse esporte tem as características de uma dança, pois constam as características que foram apresentadas em sala, como tempo, espaço, peso e fluência.

No caso do tempo, essa modalidade tem um tempo determinado e imposto para ser executados à apresentação para a competição.

Para essa atleta treinar até chegar o resultado final, ela teve que treinar muito, pois essa é uma das grandes características do esporte, e independente de ter música ou não, ela tem que ter esse tempo-ritmo de forma intrínseca, pois se algo der errado com a música ela terá que continuar mesmo sabendo que esse quesito música irá fazer com que perca pontos do mesmo jeito que os seus movimentos têm harmonia com na musica, porém não exatamente ela faz suas acrobacias no tempo rigorosamente no tempo da música. Também utiliza o tempo exterior, pois ela o tempo todo recebe estímulos sensoriais, seja através de sua audição, visão ou cinestesica.

Os espaços utilizados são no sentido horizontal que é determinado, mais precisamente 13 metros quadrado, porém o que não é determinado é o espaço no sentido vertical, isso fica a critério de cada atleta, o conceito de através da dança é que é considerado tudo que vai além da pele e o que faz a orientação de como ocupá-lo é a visão, que no caso de uma atleta tem que estar o mais aguçado possível para não cometer erros, pois tem regras e caso saia desse espaço determinado, será penalizada, para isso tem que ter consciência de seu espaço interior para ir coordenando sua postura a todo o momento e no momento da competição o acessório é como se se torna uma extensão de seu corpo, então esses objetos também farão parte dessa ocupação do espaço.

A todo o momento a atleta faz jogo com ao peso que está diretamente legada a ação da gravidade, pois elas lançam os acessórios, fazem giros, rotações, pulam, viram estrela, faz espacate tanto no chão ou de forma aérea e sempre com muita sutileza, mesmo sendo um movimento forte, ou seja, aquele que é contra a gravidade, sempre em toda a finalização do movimento transmitem leveza.

Ao ocorrer à fluência dos movimentos vale muito a criatividade da atleta junto com sua técnica para fazer a melhor utilização do espaço de forma graciosa, ao lançar ou manusear seus acessórios obrigatórios (arco, maças, fita, bola e corda), que por sinal a Angélica executou de uma linda forma, com movimentos precisos e harmoniosos, pois em todo momento ela se movimentou com seqüências de passos muito bem elaborados, que como foi citado nas reportagens e também na transmissão, ela foi buscar conhecimento durante uma temporada na Rússia. E se tem fluência no movimente ele está diretamente ligado ao ritmo.




Classificação dos ritmos em relação à reportagem?

Percebi tem o ritmo biológico, pois ele tem todos os movimentos estava presente para mantê-las vivas, o ritmo ultradiano, pois essa atividade dura um período menos ao de 24 horas é um ritmo mecânico, pois como toda competição olímpica tem que ter treino e neste caso como é uma atividade individual, tem que coreografia.


Aprendizagem

A atividade é classificada com... Fechada, pois ocorre em um ambiente fechado e que não tem obstáculos a não serem próprios acessórios, então não requer adaptações devido ao ambiente.

Bem não sei se é uma capacidade dela, mas sei que esse resultado final é fruto de muito treino, pois conforme foi noticiado ela foi Rússia ter uma treino especial para chegar a esse resultado final.

Ela tem habilidade refina, pois têm que segurar os objetos com precisão, os movimentos soa horas seriadas quando pulam e giram, horas locomotoras, porque andam ou correm, porem me pergunto se é uma atividade onde os movimentos são rápidos e precisos e por um tempo determinado pelas regras, será que não é o tempo todo seriado, porque se não será todos os tipos discretos, pois ela pula (tem um inicio e fim) e saltita (seriados, movimentos rápidos e repetidos) e se locomove de um lado para o outro.

Essa atleta já aprendeu e por isso é automatizado em seu nível de aprendizagem e já passou por todos os estágios de aprendizagem.


Fisiologia

Para analisar a parte fisiológica desse esporte é preciso saber certos detalhes como, por exemplo, o tempo de duração de cada modalidade, que neste caso é de 90 segundo cada.

Neste caso consigo identificar que nessa atividade o sistema predominante de transferência de energia é o ATP-CP (alta intensidade e curta duração com duração de até 20 segundos em média) e o Glicolitico (média intensidade e média duração, entre 45 a 180 segundos em média).

Por se tratar de uma final de competição a atleta o sistema nervoso que sta sobressaindo é o simpático, devido a emoção, com isso seus batimentos cardíacos por minuto aumenta consideravelmente.


Citações


Ginástica

Segundo o artigo O Universo da ginástica segue as classificações por ele citado os conceito...


Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa - a palavra Ginástica vem do grego Gymnastiké e significa a ”Arte ou ato de exercitar o corpo para fortificá-lo e dar-lhe agilidade. O conjunto de exercícios corporais sistematizados, para este fim, realizados no solo ou com auxílio de aparelhos e aplicados com objetivos educativos, competitivos, terapêuticos, etc.”.


Grande Enciclopédia Portuguesa e Brasileira - “Uma forma ou modalidade de educação física, isto é, uma maneira de formar fisicamente o corpo humano, sendo as restantes, além dela, os jogos e os desportos. A definição científica diz-nos que a ginástica é a exercitação metódica dos órgãos no seu conjunto (relacionada ao movimento e à atitude), por intermédio de exercícios corporais, de forma” precisamente determinada e ordenada sistematicamente, de modo a solicitar não só todas as partes do corpo, como as grandes funções orgânicas vitais e sistemas anatômicos, nomeadamente: o respiratório, o cárdio-circulatório, o de nutrição (assimilação e desassimilação), o nervoso, os órgãos de secreção interna, etc.”.

Esporte

KOLYNIAK FILHO (1997) - “Esporte é uma atividade realizada na forma de jogo (no sentido de que não há certeza absoluta antecipada de seu resultado) em que duas pessoas ou mais pessoas confrontam determinada habilidades motoras especificas, em condições e limites espaços-temporais preestabelecidos, competindo segundo regulamentos, normas e procedimentos reconhecidos registrados e controlados publicamente, sendo o resultado de tal confronto passível de comparação com resultado verificados em outras competições similares”.

Espetáculo

Dicionário Aurélio - “s.m.Tudo aquilo que atrai o olhar, a atenção: o espetáculo da natureza. / Contemplação. / Representação teatral, cinematográfica etc. // Servir de espetáculo ou dar espetáculo, ficar exposto às críticas do público; ser objeto de escândalo, de zombaria”.

Corporeidade

JOÃO & BRITO (2004) - “(...) a corporeidade constitui-se das dimensões: física (estrutura orgânica-biofísica-motora organizadora de todas as dimensões humanas), emocional-afetiva (instintopuls ão-afeto), mental-espiritual (cognição, razão, pensamento, idéia, consciência11) e a sócio-históricocultural (valores, hábitos, costumes, sentidos, significados, simbolismos). Todas essas dimensões estão indissociadas na totalidade do ser humano, constituindo sua corporeidade. É neste sentido que buscamos a compreensão da complexidade humana, tanto em nível individual quanto em nível social”, ou seja, “(...) é o resultado complexo da articulação do universo físico (.physis.), do universo da vida (.bios.) e do universo antropossocial”.

Tempo

LABAN (1978) Tempo-Ritmo - define que o tempo pode ser classificado como tempo-ritmo; “(...) O tempo de uma série de movimento consiste na combinação de duração iguais ou diferentes de unidades de tempo. Estas podem ser representadas pelas notações musicais de valores de tempo. Os tempos-ritmos são independentes do tempo de todo à seqüência de movimentos. O mesmo ritmo pode ser executado em tempos diferentes, sem alterar a duração proporcional de cada unidade de tempo”.
BRIKMAN (1989) - Tempo interior ou exterior - classifica o tempo como: Tempo interior – (uma música própria: um ritmo, uma melodia, talvez certo fraseado próprio), ou seja, algo que está interiorizado. Tempo exterior (tudo aquilo que é baseado no entorno e nas fontes sonoras instalas fora do individuo), ou seja, algo que é influenciável.

“(...) a distinção entre o presente, passado e futuro é quase convencional, porque o tempo é um incessante transcorre que, num preciso instante qualquer, no momento mesmo em que é pensado ou vivido, deixa de ser presente e se torna passado”.

Espaço

BRIKMAN, (1989) A dimensão espacial pode ser sentida, percebida e explorada através do movimento corporal. O espaço exterior compreende tudo o que está além da pele; é o âmbito do mundo físico circundandante. Uma vez que a relação pessoa-espaço exterior se estabelece especialmente através de visão, quanto mais se aguce e o olhar projetado para dentro e para fora, tanto melhor será a atitude postural do aluno e sua possibilidade de construir e desfrutar objetos visuais.

Peso

"Este componente do movimento nos informa sobre o que se move a favor ou contra a força da gravidade. Um movimento forte é aquele que vai contra a gravidade denotando uma atitude ativa. No movimento forte há um esforço firme, uma resistência forte ao peso e uma sensação de movimento pesado. Quando cedemos e ficamos pesados, temos uma atitude passiva. Se o movimento é para cima com uma atitude ativa, este é um movimento com resistência fraca ao peso e de sensação leve, com isso, temos o toque suave ou leve. Se tivermos um movimento para cima com uma atitude passiva, este é leve. A atitude ativa sempre age em dupla com a passiva como a recuperação de nossa força” (ALVES, 1997 apud CORDEIRO, 1997).

Fluência

LABAN, (1978) - A fluência ainda composta os movimento de resistência e de contra-movimento; cada um destes é diferente em estado de espírito, e em significado, não se referindo ambos nem à direção, nem à velocidade, nem à força.

O elemento de esforço de fluência “controlada” ou obstruída consiste na prontidão para se interromper o fluxo normal e na sensação de pausa. Quando associada a outros elementos do esforço, tais como forte e o direto, confere ao movimento qualidade de restringir. Origina-se numa prontidão interna para ação a qualquer momento dado. A fluência parece fluir para trás, ou seja, numa direção contraria a da ação.

O elemento de esforço de fluência “livre” consiste num fluxo libertado e na sensação de fluidez do movimento. Sensação é uma expressão de esforço atividade pela libertação do fluxo, que, dotado de uma capacidade emissora auxiliar o fluir para fora, ou seja, progressivo, características da fluência livre.


Algumas fontes de inspiração para essa reportagem...

Histórica de vida da atleta Angélica Kvieczynski

Reportagem no site Time Brasil

O que é a ginástica rítmica

Globo Esporte

Uol

O Universo da Ginástica


ALVES, Flávio Soares A Dança Break: uma análise dos fatores componentes do esforço no duplo movimento de ver e sentir. Motriz, Rio Claro, v.13 n.1 p.24-32, jan./mar. 2007

BRIKMAN, Lola. A linguagem do movimento corporal. 2ªed. São Paulo: Summus, 1989

DARIDO, R.; RANGEL, I. Educação Física na Escola: Implicação para pratica pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005 (pág.179 e 180)

JOAO, R. B. & BRITO, M. Pensando a corporeidade na prática pedagógica em educação física à luz do pensamento complexo. Rev. bras. Educ. Fís. Esp, São Paulo, v.18, n.3, p.263-72, jul./set. 2004.

LABAN, Rudolf. Domínio do movimento. 3ªed. São Paulo: Summus, 1978

2 comentários:

  1. Eeeuu faço Ginástica Rítmica, participo de torneios Regionais, Estaduais, Nacionais! =) OLESC uhuul

    ResponderExcluir
  2. oi eu sou anna victoria e vasso ginastica ritmaica tambem

    ResponderExcluir

Postagens populares